Estudos Elétricos

Estudos Elétricos

A Wirebus elabora estudos elétricos avançados (curto-circuito, seletividades, etc.) em plantas industriais utilizando softwares especializados.

Um Estudo Elétrico confiável, durante a fase de implementação ou após a sua execução somente pode ser garantido utilizando software especializado para este fim como o ETAP ®. Neste Estudo, um engenheiro especialista faz a modelagem da instalação elétrica e, com ele, pode-se determinar:

Fluxo de Carga

O Estudo de Fluxo de Carga ou Fluxo de Potência é de fundamental importância para o Projeto Elétrico Industrial pois permite analisar as características global do sistema.

Determina-se as tensões, correntes, potências e fator de potência em cada barra da planta. Para isso, todos os parâmetros da rede elétrica como impedância de cabos, transformadores e geradores devem ser levantados.

Assim, é possível prever problemas na rede como queda de tensão ou baixo fator de potência, e, com isso, redimensionar os equipamentos utilizados.

Estudo de Curto-circuito

Determinar o Curto-circuito presumido em cada uma das barras da instalação é necessária para se especificar corretamente os equipamentos utilizados no projeto. Equipamentos especificados acima do necessário aumentam custos das instalações e abaixo do necessário colocam em risco as instalações e as pessoas.

Energia Incidente

Parte da energia liberada como resultado do arco elétrico ou do fogo repentino que incide sobre determinado ponto de interesse, geralmente atingem o trabalhador.

A energia incidente é informação fundamental para a determinação da adequada proteção ao trabalhador pelo uso de barreiras, tais como as vestimentas especiais.

O ATPV

O ATPV – Arc Thermal Performance Value (valor em calorias por centímetro quadrado da proteção conferida pelo tecido ao efeito térmico proveniente de um arco elétrico) está diretamente relacionado às características do tecido que compõe a vestimenta e sua tecnologia de fabricação.

O ATPV Representa o valor máximo de energia incidente sobre o tecido que resulta numa energia no lado protegido que poderia com 50% de probabilidade causar queimaduras de segundo grau.

Coordenação e Seletividade

A correta atuação dos dispositivos de proteção (fusíveis e disjuntores) é estratégica para garantir a continuidade do sistema elétrico evitando desligamentos indevidos.

Os coordenogramas com as respectivas correntes nominas dos fusíveis e os parâmetros de ajustes dos relés de proteção